Submissão de Projetos de Pesquisa (passo a passo)

Atualizado em 06/09/16 11:40.

Senhores Pesquisadores e Senhoras Pesquisadoras da Universidade Federal de Goiás,

Informamos que a submissão de projetos ao Sistema CEP-CONEP é feita por meio da Plataforma Brasil, que é uma base nacional e unificada de registro das pesquisas envolvendo seres humanos. Ela permite que pesquisas em desenvolvimento sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, ou seja, desde a sua submissão e aprovação, até o encerramento da pesquisa na instituição de vínculo dos pesquisadores.

Clique na imagem abaixo para realizar o seu cadastro na Plataforma Brasil ou para fazer a submissão de projetos novos ou anteriores ao procedimento on line:

conep

1. Cadastro de Usuário na Plataforma:

Para efetuar o cadastro é necessário possuir previamente os seguintes arquivos:

- Documento de identidade com foto - frente e verso, em formato PDF;

- Fotografia digital - em formato JPG;

- Currículo Lattes resumido - em formato PDF, com no máximo 2mb.

Obs.: Baixe o arquivo setinha2 e visualize informações mais detalhadas para efetivação do cadastro de usuários na Plataforma Brasil.

2. Vínculo com a Instituição Proponente (Universidade Federal de Goiás):

Ainda no momento do cadastramento, o/a pesquisador/a proponente da UFG (estudante de especialização, mestranda/o, doutoranda/o ou pesquisador/a técnico-administrativo/docente) deve se vincular à instituição em que estuda ou atua profissionalmente. Para tanto, é preciso inserir na busca o CNPJ da UFG - 01.567.601/0001-43  - para localizar a unidade/órgão vinculada à Universidade Federal de Goiás.

IMPORTANTE: Selecione a instituição denominada Universidade Federal de Goiás (sem presença da sigla), pois somente nela estão disponíveis as unidades/órgãos institucionais.

Assim, após a efetivação do cadastro, a Plataforma Brasil enviará, para o e-mail cadastrado, uma senha. O usuário pode então acessar o sistema e inclusive alterá-la em seu primeiro login.

3. Submissão de Projetos de Pesquisa:

- Selecione Nova Submissão (para projetos nunca apreciados, mesmo que já iniciados) ou Projeto Anterior (para projetos que já foram aprovados em mídia física pelo CEP-UFG);

- ATENÇÃO DISCENTES: é obrigatória a inserção do/a orientador/a como Equipe de Pesquisa no primeira tela da Plataforma Brasil. Para isso, solicite a orientadores e demais membros da equipe que realizem o cadastrado no sistema.

- São seis (6) telas a serem preenchidas para submissão de projeto na Plataforma Brasil.

Obs.: Baixe o arquivo setinha2 e visualize orientações mais detalhadas para a submissão de projetos novos e anteriores na Plataforma Brasil.

4. Documentos Obrigatórios:

Ao submeter o projeto na Plataforma Brasil, no momento da transição da quinta (5ª) para a sexta (6ª) tela de preenchimento obrigatório, deve ser impressa e assinada (pelo pesquisador e Diretor de Unidade da UFG) a Folha de Rosto e anexados os seguintes documentos:

setinha3 Projeto Completo - no formato aprovado na unidade/órgão de origem e com cronograma dispondo  de 60 dias para apreciação do CEP-UFG;

setinha3 Termo de Compromisso - ciência dos termos da Res. nº. 466/12 assinada por todos os pesquisadores, inclusive os orientadores;

setinha3 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) - somente para pesquisas com participantes maiores de 18 anos de idade ;

setinha3 Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) - somente para pesquisas com participantes menores de 18 anos, com idade entre 17 e 5 anos de idade;

setinha3 Termo de Anuência ou Autorização para Execução de Pesquisa - somente para pesquisas em instituições públicas/ privadas ou organizações portadoras de CNPJ;

setinha3 Instrumento de Coleta de Dados - questões norteadoras, questionários, roteiros de entrevistas, roteiros para análises sensoriais etc.;

setinha3 Termo de Compromisso com a finalidade de realizar registros fotográficos, sonoros e audiovisuais  - especialmente para pesquisas com entrada em terras indígenas, pois é documento obrigatório para o protocolo que será enviado à FUNAI.

setinha3 Carta de Autorização da Liderança Indígena para execução de pesquisa - documento original de consentimento prévio assinado pelo(s) representante(s) do(s) povo(s) indígena(s).

setinha3 Carta de Autorização para Entrada em Terra Indígena emitido pela FUNAI - documento original de autorização para ingresso em Terra indígena emitido pela Presidência da Funai, com a especificação da Terra Indígena e da Aldeia, do povo indígena, período de ingresso e com a relação dos membros da equipe que ingressarão nas terras.

5. Validação Documentação e Tramitação do Projeto de Pesquisa:

Ao submeter seu projeto de pesquisa ele passará, inicialmente, por uma validação documental, para verificação da documentação enviada.

Caso a documentação esteja incompleta, o CEP recusará o projeto com uma justificativa e com orientações para execução dos ajustes. Fique atento aos movimentos do projeto na plataforma para verificar a situação após sua submissão, pois o/a pesquisador/a é quem deve acompanhar o andamento do seu projeto dentro do sistema.

Obs.: Baixe o arquivo setinha2 e visualize informações mais detalhadas sobre a tramitação e apreciação do projeto de pesquisa no CEP-UFG.