Trâmite Protocolar
A tramitação no Sistema CEP/CONEP obedece um fluxo obrigatório, composto por quatro etapas: (1) validação documental; (2) apreciação e emissão do parecer por relator(a); (3) validação e aprovação do parecer em reunião pelos membros do colegiado CEP/UFG; (4) emissão do parecer consubstanciado (aprovado ou pendente).
É importante que o pesquisador observe as datas das reuniões do Colegiado CEP/UFG para planejar o inicio da etapa de campo. A coleta de dados NÃO poderá iniciar ou ser executada antes da aprovação do projeto pelo sistema CEP/CONEP. Veja o calendário de reuniões aqui!
-
O fluxo ilustrativo, representa as etapas que todo protocolo de pesquisa deve seguir no Sistema CEP/CONEP, oriente-se para submeter o projeto de pesquisa com prazo suficiente para a aprovação antes do início da pesquisa de campo (coleta de dados), respeitando as datas de submissão e da realização das reuniões.
-
A avaliação documental pode levar até 10 dias e o projeto somente será indicado a um parecerista se todas as pendências documentais forem atendidas.
-
Ao ser indicado a um relator, são aproximadamente 30 dias para emissão do parecer do relator.
-
Todo parecer emitido por um relator deve ser validado e aprovado em reunião do Colegiado, pelos seus membros.
-
As reuniões são realizadas duas vezes por mês (exceto no mês de janeiro).
-
No caso de projetos com coparticipação, deve-se considerar o tempo de tramitação nas duas instituições (proponente e a coparticipante).
Veja aqui o fluxo ilustrativo